Seguidores

domingo, 19 de julho de 2009

O BRASÃO E SEU SIGNIFICADO





A palavra brasão quer dizer um conjunto de peças, figuras e ornamentos dispostos no corpo do escudo ou fora dele, que representa as almas de uma nação. Ao longo do tempo, surgiram várias representações e significados para os símbolos que forem tornando-se freqüentes durante a Idade Média, e presentes nos dias de hoje, o brasão era uma distinção entre as famílias diante das outras. O nosso brasão traz uma simbologia carregada de sentimentos e é urna boa partida para nosso aprendizado. Cada parte do emblema DeMolay possui um significado particular para um membro da Ordem DeMolay.


ELMO: Representado em cima da Coroa da Juventude, virado para o ocidente, recordando a nobreza dos cavaleiros medievais e toda a raça de sua existência, coragem e bravura em campos de batalha. Representa a postura hierárquica, sagrada e religiosa Os candidatos quando se iniciam nos mistérios da Ordem DeMolay, formaram o próprio elenco do brasão, simbolizando que possuem todas as elevadas qualidades morais representadas pelo elmo: cortesia, nobreza de caráter, cavalheirismo, por tal motivo ingressando na Ordem, com autorização do Capitulo.

AS ESPADAS: Duas espadas que se cruzam atrás do brasão. São a espada da justiça, lembrando Jacques DeMolay, a fidelidade e tolerância de nosso mártir durante seu julgamento. Símbolo do sacrifico do iniciado em busca da luz, a necessidade do extermínio dos sentimentos profanos para a jornada do aperfeiçoamento. Significado diferente de punhal, que é o símbolo dos fracos, usado para atacar pelas costas, a espada significa uma pessoa forte, usada quando uma pessoa enfrenta seus problemas de frente.

A COROA: Simboliza a Coroa da Juventude. Inspira aos jovens que este é o melhor tempo de preparar-se para a vida adulta. É a época de sentirmos satisfação intensa. Um dos símbolos mais sagrados da Ordem DeMolay, símbolo de realeza e de poder. Na coroa estão representadas as sete virtudes cardeais de um DeMolay.

PÉROLAS E RUBIS: As pérolas representam os fundadores que estão vivos, sendo substituídos por rubis, esferas vermelhas, embutidos na coroa conforme estes iriam partindo para o Oriente Eterno; São Dez rubis no total, simbólicos do Fundador Frank S. Land, e dos nove DeMolays originais: Louis G. Lower, o primeiro DeMolay; Ivan M. Bentley, Edmund Marshall, Gorman A. McBride, William W. Steinhilber, Elmer Dorsey, Clyde C. Stream e Dalph Sewell; E uma pérola que representa Jerome Jacobson - o único ainda vivo.

LOSANGO: Quadrilátero de quatro lados iguais e dois ângulos agudos e dois obtusos, significa o alfa e o omega, o inicio e o fim de nossas cerimônias.

CRUZ BRANCA DE CINCO RAIOS: Representa cinco caminhos que são encontrados ao longo das cerimônias e graus DeMolays sendo que um deles é falso e incorreto.

ESFERA CENTRAL AZUL: Representando o céu, rodeado por esferas brancas, representando a corrente formada pelos maçons protegendo os Capítulos, representados pela estrela de cinco pontas.

ESTRELA DE CINCO PONTAS: Sendo um símbolo muito complexo de ser interpretado, porque também representa a magia branca, utilizada nos rituais de abertura e encerramento dos trabalhos. Chamada no mundo profano como pentalpha, pentagrama, estrela quinaria e estrela de cinco elementos. Representa o ser humano porque nela estão marcadas as cinco extremidades do homem: a cabeça, os braços e as pernas; bem como os cinco sentidos: visão, audição, olfato, gosto e tato; e ainda os cinco elementos naturais dos seres mimados: a matéria, o espírito, alma, força e vida interpretada fisicamente, simboliza que no corpo humano concentram-se as cinco forças ou elementos que a natureza impõe para perpetuar a espécie e a eternidade da vida. Pitágoras considerava a figura geométrica como o Emblema da Perfeição e do Supremo Saber.

A LUA EM QUARTO CRESCENTE: No centro do circulo, a lua é considerada. o símbolo dos iniciados e quer dizer que, embora já tenhamos aprendido alguma coisa, ainda existe muito para aprendermos e muito para ser descoberto. A parte branca. iluminada, é o que já aprendemos, e a parte escura é o que falta aprender. Também representada como uma sociedade iniciática, o círculo simboliza a irmandade dos DeMolays e Capítulos, representados pelas dez estrelas que estão no círculo, que são também o fundador e seus nove companheiros.

O AMARELO: Predominante, significa a luz.

O VERMELHO: Significa força, energia e coragem.

O AZUL: Está para equilibrar o vermelho, formando o homem perfeito.

Um comentário:

Anônimo disse...

a luz, apaz, a fé ,espiritualidades acredito e confiono circulo dos iniciados. proteção ,paz. ao mundo.