Seguidores

quarta-feira, 3 de junho de 2009

AROMATERAPIA


Aromaterapia é a arte e a ciência de utilizar os óleos essenciais e os aromas das plantas como recurso terapêutico para as mais variadas doenças, desequilíbrios e problemas dos seres humanos.

Os aromas exercem uma influência sutil na mente e no corpo.


Há milhares de anos, os óleos das plantas vêm sendo utilizados em rituais e cerimônias religiosas, como medicamentos, unguentos, perfumes e cosméticos, destacando-se sua utilização pelos egípcios, antigos mestres da perfumaria, os gregos que também os utilizaram largamente como remédios e cosméticos aromáticos, e os indianos, através da medicina Ayurvédica..

Os óleos essenciais são compostos orgânicos voláteis das plantas, extraídos por destilação a vapor ou extração por solventes voláteis das folhas (alecrim), flores (camomila), cascas de frutas (limão), madeiras (cedro), raízes, etc.
Para se ter uma idéia da quantidade de plantas versus quantidade de essência produzida é muito grande, podendo serem necessários, por exemplo, mais de 1000 kg de pétalas de rosas para produzir 1 litro de óleo.


Propriedades Terapêuticas
A nível de corpo físico, o poder de penetração e atuação dos óleos é muito grande, e muitas vezes sua ação varia de acordo com a dose prescrita.
Possuem atuações:
- A nível fisiológico: ação carminativa,antiespasmódica e digestiva, combatendo a prisão de ventre,diarréia, flatulência e má digestão.
- A nível de sistema cardiovascular, pode atuar como hipertensor, hipotensor, vasoconstrictor e antiespasmódico.
- A nível linfático, são poderosos antissépticos. rias.

No sistema respiratório, têm ação antisséptica, antiespasmódica e expectorante.
- Os óleos também agem no sistema urinário como diurético, na eliminação de cálculos renais e no tratamento de infecções e disfunções urinárias.
- Também são utilizados para tratamento de impotência e frigidez, doenças venéreas, etc. Os afrodisíacos mais notáveis são jasmim e ilangue-ilangue.
- Sua função endócrina envolve a estimulação de glândulas para a produção de hormônios e a atuação de alguns óleos como hormônios.
- A nível de sistema nervoso, poucos estudos criteriosos foram feitos a respeito, mas se conhece sua ação como estimulantes e sedativos, desenvolvendo a memória e o raciocínio, etc.

Nenhum comentário: