Seguidores

quarta-feira, 3 de junho de 2009

GLOSSÁRIO DE FENG SHUI E O BA GUÁ



Glossário de Feng Shui
Uma das maiores dificuldades que as pessoas encontram na hora de estudar ou ler sobre o Feng Shui, é entender os vários termos desta Técnica de Harmonização de Ambientes. Para facilitar e "falar a mesma língua", elaboramos um Glossário com os principais termos do Feng Shui, no qual cada termo será explicado de uma forma objetiva e prática.

AMBIENTE: todo e qualquer local, onde circula a Energia Chi e se pode aplicar o Feng Shui.

BA GUÁ: uma das técnicas do Feng Shui de se estudar e mapear as Energias dos Ambientes. O Bagua tem a forma octogonal, no qual cada lado ou "guá" representa os principais aspectos ou Energias de nossa vida - trabalho, sabedoria, familia, prosperidade, fama, relacionamento afetivo, criatividade e amigos. Cada "guá" está associado aos oito trigramas do I Ching. Quando se aplica o Bagua, por exemplo, sobre planta de uma casa, mapea-se as Energias desta, procurando harmonizá-las.

BAGUA DE PROTEÇÃO: um dos principais instrumentos do Feng Shui. É um talismã usado para proteger os ambientes das Energias negativas. Tem a forma octogonal e é vendido nas lojas esotéricas.

CHEN: um dos oitos trigramas do I Ching. Significa o Trovão

CHI: representa Energia Vital. Esta Energia está em tudo e todos. É um dos principais pontos do Feng Shui e harmoniza a circulação da Energia Chi nos ambientes.

CHIEN: um dos oito trigramas. Significa o Céu.

CURAS: cura no Feng Shui. Representa a solução dada a um problema encontrado em um Ambiente, por exemplo, durante uma Consultoria de Feng Shui.

DRAGÃO: um dos Quatro Animais Sagrados do Feng Shui.

ELEMENTOS: são os cinco elementos do Feng Shui - Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.

FENG SHUI: técnica chinesa que estuda, equilibra e harmoniza a Circulação da Energia Chi nos ambientes, bem como os energiza. Feng significa "Vento" e Shui, "Água", que são formas de Energia em constante movimento.

FÊNIX: um dos Quatro Animais Sagrados do Feng Shui.

FLECHA ENVENENADA: em geral, são "cantos vivos" de construções, dos quais se emana uma energia negativa - SHA, para as estruturas vizinhas.

GUÁ: os lados do Bagua, num total de oito. Cada lado representa uma das Energias de nossa Vida - trabalho, fama, etc.

HEXAGRAMA: figura de seis lados, das quais surgem 64 no I Ching.

I CHING: muito mais que um oráculo, o I Ching é fonte de conhecimento para quem o estuda e o pratica

KAN: um dos oito trigramas do I Ching. Significa Àgua.

KEN: um dos oito trigramas do I Ching. Significa a Montanha.

KUN: um dos oito trigramas do I Ching. Significa a Terra.

LI: um dos oito trigramas do I Ching. Significa o Fogo.

PA KUA: outra designação para o Bagua.

SHA (SHAR CHI): é a Energia negativa dentro do Feng Shui.

SERPENTE: um dos Quatro Animais Sagrados do Feng Shui.

TAI CHI: é o centro do Bagua e representa o equilíbrio das forças. Está ligado à saúde.

TAO: filosofia ou modo de vida oriental. É representado por um círculo dividido por uma linha sinuosa que delimita duas parte - o YIN e o YANG, que são duas forças complementares dentro do Feng Shui.

YANG: é a força positiva/masculina dentro do TAO. Na Vida, representa a luz, calor, movimento, etc.

YIN: é a força negativa/feminina dentro do TAO. Na Vida, representa a escuridão, o frio, o estatico, etc.

Franco Guizzetti









O Ba Guá é utilizado sobre a planta da casa onde se quer praticar o Feng Shui. O norte do Ba Guá deve coincidir com o norte da residência. Cada aspiração fica apontada para um lado/cômodo da casa. Cada lado (ou Kua) do Ba Guá possui um complemento, que é seu lado oposto. O trabalho, por exemplo, complementa o sucesso, assim como o casamento e relacionamento, complementam a educação e a espiritualidade. A relação entre os Kuas e seus ciclos produtivos e destrutivos se projetam nas plantas, móveis e cores da casa.

Usando o Ba Guá

1. Coloque o Ba Guá sobre o centro de um rascunho ou planta de sua casa. O norte geográfico da casa deve coincidir com o norte do Ba Guá.

2. Cada cômodo da casa deverá representar uma aspiração que está no Ba Guá.

3. Depois de identificados os lados correspondentes a cada lugar da casa, observe quais as características que o cômodo deve apresentar para a aspirações da vida funcionarem positivamente.

4. Caso a aspiração que você queira ativar coincidir com o banheiro, deixe de usá-lo, pois é mau sinal. A cozinha também diminui a potencialidade da aspiração desejada.

5. Se a sua casa não tiver formato quadrado, ou seja, se estiver faltando algum ângulo para conferir com o Ba Guá, pode-se colocar um espelho no local mais próximo e construir o ângulo. Pode-se também ampliar a casa.

6. Se sua casa tiver mais que um andar, é preciso que se siga os passos acima em cada andar.

Franco Guizzetti

Nenhum comentário: